Ponto de Equilíbrio
O ponto de equilíbrio é o volume de vendas ou o nível de receita em que uma empresa não obtém lucro nem incorre em prejuízo — a receita total é igual aos custos totais.

A Receita Recorrente Mensal (MRR) é a receita previsível que uma empresa de assinatura ou associação espera receber mensalmente de clientes ativos. É uma métrica essencial para SaaS, associações e outros negócios por assinatura, pois mostra a sustentabilidade e a trajetória de crescimento do negócio.
O MRR é mais estável e previsível do que a receita baseada em transações: um cliente que paga $100/mês durante um ano gera $1.200 em receita esperada, permitindo previsões precisas. O MRR pode ser segmentado por tipo de cliente, plano ou região para entender quais clientes ou produtos são mais valiosos. As empresas acompanham as variações do MRR mês a mês (crescimento líquido do MRR) e componentes como MRR de novos clientes, MRR de expansão (upsells) e churn (perda de clientes), para diagnosticar onde o crescimento está acelerando ou desacelerando. Um alto crescimento de MRR com baixo churn é a marca de um negócio SaaS saudável.
MRR = soma de toda a receita de assinaturas ativas no mês
Ou em média por cliente:
MRR = Receita Média por Usuário (ARPU) × número de assinantes ativos
Um SaaS de gestão de projetos tem 500 clientes em um plano de $50/mês e 100 clientes em um plano de $150/mês. O MRR é (500 × $50) + (100 × $150) = $25.000 + $15.000 = $40.000. Se 50 novos clientes se inscreverem no mês seguinte (adicionando $2.500 ao MRR) e 10 cancelarem (subtraindo $500 do MRR), o MRR líquido cresce para $42.000.
Com o Finmap, você pode acompanhar o MRR em tempo real, monitorar o crescimento e o churn por segmento, projetar a receita anual a partir do MRR atual e identificar mudanças na retenção de clientes que precisam de atenção antes que afetem o crescimento.